Conjunto de exercícos em pascal com a respetiva resolução
Desafios Pascal
Lista de programas resolvidos em pascal. Exercícios resolvidos em pascal
List of programs solved in pascal. Exercises solved in pascal
1- Fluxograma + código - Elabora um algoritmo que verifique se um determinado número está dentro de um determinado intervalo de valores (10 a 15)
1.1- Fluxograma + código - Restruture
o algoritmo para que o intervalo de valores seja introduzido pelo utilizador.
1.1.1. Fluxograma + código- Caso o utilizador digite um intervalo ex.(15...10), o programa deve ordenar os
números em ordem crescente e verificar se o numero digitado está dentro do intervalo.
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2- Fluxograma + código - Elabora um algoritmo compare 2 números e verifique qual deles é maior.
2.1. Fluxograma + código - Reestrutura o algoritmo para que verifique também
se os números são iguais
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3. Fluxograma + código - Elabora um algoritmo que verifique se um número introduzido pelo utilizador é positivo ou negativo.
3.1. Fluxograma + código - Restruture o algoritmo
para 2 números.
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4- Fluxograma + código - Elabora um algoritmo que indique a nota qualitativa de um determinado aluno, tendo por base a nota quantitativa. O programa deve mostrar uma mensagem de "parabéns" no caso de
o aluno ter sucesso ou "Tenta de novo" para o caso de insucesso.
//M.insuf <19
//insuf entre 20 e 50
//suf entre 50 e 75
//bom entre 75 e 90
// M.BOM >90
NOTA: o programa pode/deve ter 2 variáveis 1 do tipo real e outra do tipo string (variável string guardará a mensagem a mostrar ao utilizador).
4.1- Fluxograma + código - Restruture o algoritmo para que alerte o utilizador no caso de o valor introduzido ser superior a 100 ou inferior a 0.
4.1.1. Fluxograma + código - Restruture o algoritmo para que, caso
se verifique o 4.1. dê oportunidade ao utilizador de reintroduzir a nota.
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5- Fluxograma + código - Com recurso ao CASE elabore uma calculadora que permita efetuar as operações entre 2 números, operações de + - X e /. Consoante a opção do utilizador.
5.1- Fluxograma + código - Restruture o algoritmo para que, na divisão, alerte o utilizador no caso de b=0, indicando que não é possível dividir por 0.
5.1.1. Código - Restruture o algoritmo para que, permita ao utilizador
continuar a fazer cálculos. O programa apenas termina se o utilizador escolher a opção sair.
6- Fluxograma + código - Com recurso aos ciclos de repetição elabore um algoritmo que permita calcular a tabuada de um número digitado pelo utilizador, o programa deve também perguntar o número de início
e de fim da tabuada. (ex: Tabuada do 3 entre 5 e 21)
6.1. Fluxograma + código - Com recurso ao ciclo while.
6.2. Fluxograma + código - Com recurso ao ciclo Repeat.
6.3. Fluxograma + código - Com recurso ao ciclo For.
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7- Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador um numero inteiro e identifique a quantidade de caracteres do número digitado. (Ciclo While, função trunc)
7.1. Fluxograma + código - Com recurso ao ciclo while. Construa um algoritmo que solicite ao utilizador o número de telemóvel. O programa deve verificar se o número tem 9 dígitos.
7.2. Fluxograma + código - Com recurso
ao ciclo while. Construa um algoritmo que solicite ao utilizador o número de telemóvel. O programa deve verificar se o número tem 9 dígitos. Se o número não tiver 9 dígitos o programa deve parar por 3 segundos e de seguida
volta a pedir o número ao utilizador.
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8- Fluxograma - Construa os fluxogramas para os programas representados abaixo
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9- Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador um número inteiro. Esse número inteiro deve estar entre 5 e 50. Se o utilizador digitar um número fora
do intervalo o programa deve
permitir ao utilizador voltar a inserir o número. (Ciclo Repeat)
9.1. Fluxograma + código - Altere o programa anterior tendo em conta o seguinte: Ex. Se no programa anterior (ponto 9) o utilizador
digitou 6, então o programa deve, agora, dar oportunidade ao utilizador de digitar 6 números inteiros e verificar qual deles é o maior. (Ciclo For , Ciclo IF)
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Desafio 10 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador as notas de 30 alunos e que calcule a respetiva média. (Ciclo For - Vetor)
Desafio 10.1 - Fluxograma + código -
Altere o programa anterior para que indique as notas superiores à média. (Ciclo if)
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Desafio 11 - Fluxograma + código - Construa um programa que: {11.1. Preencher um vetor X de 20 posições por leitura, ou seja, o prog. Deve solicitar ao user os valores para preencher o vetor.} {11.2.
Mostrar o vetor obtido } {11.3.output do menor elemento do vetor} {11.4. output do maior elemento, e sua posição} {11.5. output dos valores ímpares existem no vetor X }
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Desafio 12 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador n valores. Seguidamente o utilizador deve digitar os n valores que depois serão mostrados na ordem inversa.
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Desafio 13 - Fluxograma + código - Construa um programa que permita ler 5 valores inteiros e armazenar nas posições iniciais de um vetor de 10 posições. Nas posições seguintes, armazenar sucessivamente o dobro
da primeira posição, o triplo da segunda posição, etc. Mostrar os valores armazenados em cada posição do vetor
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Desafio 14 - Fluxograma + código - Construa um programa que:
Preencha um vetor X de 10 posições inteiras por leitura.
Preencha um vetor Y, também de 10 posições inteiras, por leitura.
Preencha
um vetor V1 com a soma de X e y, em cada posição.
Preencha um vetor V2 com a diferença de X e Y, em cada posição.
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Desafio 15 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador 6 nomes para armazenar num vetor. Depois de inseridos os nomes o programa deve:
Colocar o conteúdo da primeira posição na
última, o da segunda na penúltima, e assim sucessivamente.
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Desafio 16 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador 10 valores inteiros, em seguida o programa deve ordenar por ordem crescente os valores introduzidos.
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Desafio 17 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador 9 números inteiros para preencher uma matriz 3x3(considere que não serão digitados valores duplicados).
17.1 - Depois da
matriz preenchida o programa deve solicitar ao utilizador um número inteiro e escrever uma mensagem indicando se o valor digitado existe ou não na matriz.
17.1.1 -O programa deve indicar a linha e coluna onde se encontra o
número encontrado em 17.1.
17.2 -Altere o algoritmo para que caso o numero digitado já exista solicite ao utilizador que digite outro.
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Desafio 18 - Fluxograma + código - Construa um programa que solicite ao utilizador 9 números inteiros para preencher uma matriz 3x3.
18.1 - Depois da matriz preenchida o programa deve somar os números que estão
na diagonal principal da matriz (quando os indices da matriz são iguais).
18.2 - Altere o programa anterior de forma a que este mostre as posições da matriz que serão somadas.
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Desafio 19 - Ler uma matriz 4x4, calcular e escrever as seguintes somas:
19.1. da linha 3
19.2. da coluna 2
19.3. de todos os elementos da matriz
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Desafio 20 - Ler uma matriz G 3x3 e criar 2 vetores, VL e VC, de 3 elementos cada, contendo respectivamente as somas das linhas e das colunas de G. Escrever os vetores criados.
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Desafio 21 - Ler duas matrizes, A 4x6 e B 4x6, e criar:
21.1. Uma matriz S que seja a soma de A e B (A+B)
21.1. Uma matriz D que seja a diferença de A e B (A-B) Escrever as matrizes S e D.
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Desafio 22 - Ler uma matriz 4x4 de números inteiros, multiplicar os elementos da diagonal principal por um número inteiro, também lido, e escrever a matriz resultante.
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Desafio 23 - Fazer um programa para ler ao final da manhã o fecho da caixa de uma loja, ou seja, o seu rendimento ao final da manhã. O mesmo deverá ser feito ao final da tarde. Este levantamento deve ser feito todos
os dias da semana (de segunda-feira a sexta-feira). Ao final da semana, após feitas todas as leituras, descobrir e escrever o dia e o turno que teve maior rendimento. Obs.: Utilizar o conceito de matriz para resolver este
exercício
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